Para o deputado do PSOL, a bancada do governo "rasgou" regimento interno da Assembleia Legislativa ao tentar tramitação sem quórum

O deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), autor do pedido de liminar que suspendeu a tramitação da PEC da reforma da Previdência estadual na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), afirmou nesta quarta-feira (15) que a decisão judicial representa uma derrota para o governador Rui Costa (PT).
Em entrevista à rádio Metrópole, o parlamentar voltou a criticar o que chamou de “distorções” no rito em torno da matéria e também rebateu declarações do deputado petista Rosemberg Pinto, líder do governo na Casa, que o criticou por ter judicializado a questão.
“O governador Rui Costa, sua base e essa oposiçãozinha de direita, que concorda com a reforma da Previdência, foram derrotados nos tribunais e tiveram medo de recorrer. Essa que é a realidade. O líder do governo deu uma entrevista muito infeliz e afirmou um conjunto impressionante de distorções e inverdades sobre como foi o processo de suspensão da tramitação da PEC e também sobre o conteúdo da proposta, que eu acho que é mais grave”, declarou Hilton.
Segundo o socialista, representantes do governo chegaram a procurar a desembargadora Rosita Falcão de Almeida Maia, na tentativa de reverter a decisão que barrou a tramitação do texto.
“A desembargadora realmente foi corajosa de reafirmar uma coerência em relação ao que é errado. Visitaram [-na] pra tentar derrubar a liminar. E visitaram, com certeza, [ministro] Dias Toffoli [presidente do Supremo], porque foram a Brasília, temos informação disso, e voltaram decepcionados
Na entrevista, Hilton apontou o que, para ele, foi uma série de “grosserias” contra a regimento interno da Alba.
“E digo mais: resgaram a Constituição Federal e a Constituição Estadual. Abriram a sessão com sete deputados, quando precisariam de 21 deputados para abrir a sessão. Quem conhece minimamente qual a lógica do Parlamento sabe que isso é um absurdo. E fizeram pior: votaram a prioridade para a votação do projeto com cinco deputados, quando precisavam de 32 deputados”, afirmou Hilton.
COMMENTS