A Presidente do IVB Instituto Viver Brasil Bia Sampaio vai Propor uma Campanha Nacional de Prevenção ao Suicídio, com a participação das igrejas, a presidente irá dialogar com líderes religiosos e levará a proposta a ministra do ministério da família e direitos humanos Damares Alves, a presidente do IVB Bia Sampaio participou na segunda feira 10 de setembro do Seminário sobre Prevenção do Suicídio e Automutilação juntamente com a ministra Damares Alves.
O IVB faz um pedido aos líderes religiosos de todas as denominações e sociedade para postarem fotos com destaque à cor amarela, marcando com a hastag #EuAmoAVida.
Para a Presidente do Instituto Viver Brasil, o objetivo do IVB é chamar atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida, já que a cor amarela significa vida, luz, alegria e, para os organizadores, é o contraponto simbólico ideal do problema.
A ação se estenderá pelos próximos meses e que busca dar visibilidade aos problemas relacionados à prevenção ao suicídio.
Para o ex presidente do IVB Pastor Ademar de Senna, é possível prevenir o suicídio, desde que os os pastores, padres, professores, agentes de seguranças e profissionais de saúde de todos os níveis de atenção e estejam aptos a reconhecer os fatores de risco presentes e que as autoridades desempenhem seu papel neste processo. “ faremos sim todos os esforços para desenvolver com eficiência outras formas de sensibilização da sociedade e dos governos”.
Dados alarmantes – De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 800 mil pessoas se suicidam por ano em todo o mundo. No Brasil são quase 12 mil casos por ano. Para o IVB, falta uma política de atenção, com infraestrutura e recursos humanos suficientes, para ajudar quem sobre com stress, depressão e esquizofrenia, transtornos que podem levar ao desejo suicida.
O Brasil é o quarto país latino-americano com o maior crescimento no número de suicídios entre 2000 e 2012, segundo relatório divulgado na última semana pela OMS. Entre 2000 e 2012, houve um aumento de 10,4% na quantidade de mortes – alta de 17,8% entre mulheres e 8,2% entre os homens. Chama a atenção o fato de o número de mulheres que tiraram a própria vida ter crescido mais (17, 80%) do que o número de homens (8,20%) no período de 12 anos. A mortalidade de pessoas com idade entre 70 anos ou mais é maior, de acordo com a pesquisa.
Em 2006, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com as diretrizes do que seria uma estratégia nacional de prevenção ao suicídio. Entre as medidas estavam previstas campanhas para informar e sensibilizar a sociedade de que o suicídio é um problema de saúde pública que pode ser prevenido.
Fonte: Ancora da Notícia
COMMENTS