Presidente da CPI das Fake News nega perseguição a Bolsonaro: 'seria um prazer receber o presidente'

Angelo Coronel (PSD-BA) afirma que todos os atores das redes sociais na campanha de 2018 devem ser convocados pela comissão, entre eles o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ)

Angelo Coronel (PSD - BA), presidente da CPI das Fake News Foto: Jorge William / Agência O Globo

BRASÍLIA — Acusado de comandar um “tribunal de exceção” contra o presidente Jair Bolsonaro , o presidente da CPI das Fake News , senador Angelo Coronel (PSD-BA), diz que a comissão não tem candidaturas à Presidência em 2018 como alvo e que seu objetivo é coibir notícias mentirosas, criando leis para punir quem as espalha e empresas usadas para impulsioná-las. Por outro lado, Angelo Coronel defende que todos os atores das eleições do ano passado responsáveis pelas redes sociais sejam convocados. Questionado se convocaria Jair Bolsonaro para depor, caso presidentes da República pudessem ser obrigados a comparecer a CPIs, ele aponta para o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ): “Seria um prazer grande receber o presidente (Jair Bolsonaro) na CPI. Mas, como ele já disse que quem cuidava das redes era o filho, talvez nem valesse a pena trazê-lo, já que ele disse que o filho era o grande maestro”, diz.

Como o senhor pretende lidar com o “kit obstrução” do PSL na CPI? 

Tento conduzir a CPI com total isenção, apesar de o próprio partido do governo trazer para o colo deles que ela existe para investigar as eleições passadas. Não vejo isso. Foi uma CPI apresentada pelo DEM. Eu fui eleito presidente por todos os partidos. Só tive um voto em branco. Estou seguindo o regimento do Senado e da Câmara e o rito de outras CPIs. Não imaginava que fosse haver obstrução porque as fake news estão dilacerando famílias.
O PSL argumenta que a CPI tenta censurar quem usa as redes sociais.

A ideia é que a gente consiga aprovar lei para conter excessos. Ninguém aqui está pregando a censura. Mas você não pode usar um perfil falso para depreciar um alvo. Isso não é censura. É tirar um criminoso da sociedade.
O PSL diz também que a CPI é um “tribunal de exceção” contra o presidente Bolsonaro. 

Ninguém partiu para essa investigação visando cassar a chapa Bolsonaro/Mourão. O poder da CPI é de investigar, e não de punir. Quem cassa é o Tribunal Superior Eleitoral. Então, se há um processo no TSE sobre isso, é com ele que eles têm de se preocupar. O que a CPI vai fazer é, caso tenha algum dado novo, encaminhar para o Ministério Público e o TSE.

Na última reunião, foram votados 86 requerimentos da oposição em bloco. Isso não é atropelar, como prega o PSL? 

O regimento permite votar os requerimentos em bloco. O regimento é claro e só o segui. Podia ter um ou mil requerimentos que o rito seria o mesmo. Propus ao PSL que apresentasse os requerimentos dele na reunião, que votaríamos, para dar um equilíbrio na CPI. Eles disseram que não dava tempo. Eu disse que esperava. Mas, infelizmente, não protocolaram. Se protocolarem, vou pautar. Agora, cabe a eles também, arranjar os votos, têm de trazer a tropa de choque deles para aprovar. Se não tem um orquestração da base do governo, não será Angelo Coronel, presidente da CPI, que vai orquestrar, que vai colocar o tom da música que vamos ouvir na CPI.
O PSL diz que vai tentar anular a votação. O senhor teme a judicialização da CPI?

Há um termo conhecido como jus esperniandi, o direito de espernear. Os deputados que se sentiram prejudicados com a minha condução têm no Supremo o foro ideal para contestar.
Vai dar tempo de ouvir todos os convocados? 

Temos até 23 de dezembro e podemos pedir prorrogação. É por isso que quero dar celeridade. É um tema muito complexo e não dá para ficar brincando de CPI. Não pode dar em pizza.
Carlos Bolsonaro será convocado?

Defendo que todos os atores que participaram das eleições passadas na parte das redes devem ser chamados. No caso do Bolsonaro, o próprio pai diz que Carlos é o responsável por suas redes sociais. Se ele mesmo diz isso, não vejo nada de mais que o Carlos seja convocado para enriquecer mais a CPI. A CPI não visa atingir alguém. O alvo são as fake news, não é a candidatura à Presidência de nenhum lado.

Haddad tem de ser investigado?

Todos aqueles que usaram redes sociais abusivamente têm de ser investigados. Independentemente de quem ganhou ou perdeu. Todos. Não devemos ser seletivos. Quem achar que está na CPI para proteger um lado está enganado.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), tem incentivado os trabalhos da CPI?

Ele disse que, se precisasse de apoio na CPI, que contasse com ele. Mas nem ele nem o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estão interferindo na CPI. 
O senhor é próximo do PT na Bahia. Aliados do Bolsonaro dizem que o senhor não é isento.

Na Bahia, sabem que, apesar de eu ter sido eleito senador numa chapa do PT, sou independente. Tive votos da situação e da oposição lá. Não tenho preocupação com isso. Vou seguir o regimento, que não tem lado nem partido.
A escolha de uma oposicionista para a relatoria – a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) - foi de Rodrigo Maia?

É o presidente da CPI quem escolhe. Os senadores e deputados que me pediram para apreciar o nome de Lídice. Parece que já havia um pré-acordo na Câmara.
Parlamentares estão fazendo da CPI um palanque?

Tem parlamentar que adora um clique. Luta por ele. Mas não posso ser leviano.
A CPI está atrás de cliques quando convoca Bruno Gagliasso, Felipe Neto, Caetano Veloso, Taís Araújo?

Vou analisar o cronograma. Vamos analisar cada convocação para ver o que pode somar à CPI. Vou fazer uma triagem. O que não for prioridade vai para o fim da fila. E pode ser que, no fim da fila, passe o prazo da comissão sem ouvi-los. As plataformas sociais são prioritárias, assim como pessoas que têm now-know das redes sociais, de como localizar quem postou. A gente tem de localizar as pessoas pseudoanônimas. Quem acha que está por trás de um perfil falso e nunca será descoberto está redondamente enganado. Fui exemplo disso. O cara que me ameaçou de morte foi encontrado.

O ex-deputado Miro Teixeira disse que a CPI é uma besteira, que sempre houve fake news e a maneira de combatê-las é desmenti-las.

Fico preocupado com a declaração do ex-deputado Miro. As redes sociais são muito velozes. Talvez, ele não esteja acompanhando a velocidade do que são fake news numa rede social. Talvez, quem não use não saiba dos malefícios que elas podem causar.
O presidente da República é acusado pela oposição de compartilhar fake news nas redes.

É um erro do mandatário da República, o número um da República, compartilhar notícia sem checar a fonte. Ele não contribui. Ele está fomentando, adubando as fake news.
Como coibir isso?

A CPI vai ajudar tentando aprovar leis com penas duras, não apenas para a questão eleitoral. O Brasil não vive só de eleições. Temos que penalizar com prisão pessoas que usam de fake news, independentemente do processo eleitoral. 
Mas como vai ser o controle?

Se você recebe algo de um meliante te depreciou, cabe a você entrar com representação, para que gere uma pena. Não há outra maneira. Se você não multa, não prende, deixa o cara na impunidade.
As empresas de redes sociais e telefonias também estão preocupadas com a CPI. Há representantes acompanhando as sessões. O senhor foi procurado por elas?

Não. O que não podemos aceitar é que o Marco Civil da Internet proteja as redes sociais. Hoje, as redes sociais não são solidárias com informações falsas. Vou protocolar uma mudança no marco, até numa antecipação do fim da CPI. Vamos propor que rede social tem de ser solidária e exigir que uma plataforma social, para entrar no Brasil, tem de ter sede aqui e CNPJ. Porque, se você não tem sede aqui, não pode imputar nenhuma multa. Você não sabe nem quem procurar. Imagine que você pesque o peixe, passe para o intermediário e ele venda para o consumidor final. O consumidor final recebe o peixe podre. O intermediário não pode falar que a culpa é do pescador. Ele também é responsável. Ele vendeu o peixe. Então, tem de penalizar a rede social e quem plantou a notícia falsa.

As fake news influenciaram no resultado das eleições?

Como as eleições foram muito apertadas, influenciaram. Mas não sei se a influência foi para ampliar a margem de Haddad ou de Bolsonaro. Só investigando para ver. Se ambos usaram, não sei qual o impacto. Será que as fake não melhoraram a performance de Haddad? Será que ajudaram Bolsonaro? Pode ter desequilibrado para os dois lados. Isso que tem de investigar para tentar coibir nas outras, para que o povo escolha seu governante sem influência de fake news.
Se presidente da República pudesse ser convocado, o senhor gostaria de ouvir o Bolsonaro?

Seria um prazer grande receber o presidente na CPI, mas, como ele já disse que quem cuidava das redes era o filho, talvez nem valesse a pena trazê-lo, já que ele disse que o filho era o grande maestro.

O Globo 

COMMENTS

Nome

ALBA,29,Bahia,423,BOLSOPNARO,17,Brasil,541,Brasília,10,Camaçari,2,cidade,1,Cláudia Wild,4,Colunista,3,Colunista Jovem,6,Condeúba,5,Crime Organizado,2,D'jane Silva,6,Denúncia,35,des,1,Destaque,895,Economia,38,Educacao,13,Elizeu Rosa,32,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,12,Ilhéus,21,intretenimento,8,Itabuna,25,Jequié,76,Lauri de Freitas,1,Lauro de Freitas,5,Libertacao,1,Mundo,88,Noticias,1161,nundi=o,1,op,1,Otto Filho,1,Partido,1,Politica,575,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,411,Saúde,16,Segurança Pública,12,Teixeira de Freitas,23,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora da Globo: Presidente da CPI das Fake News nega perseguição a Bolsonaro: 'seria um prazer receber o presidente'
Presidente da CPI das Fake News nega perseguição a Bolsonaro: 'seria um prazer receber o presidente'
https://ogimg.infoglobo.com.br/in/23983513-d91-5bc/FT1086A/652/x84788678_BSBBrasiliaBrasil25-09-2019Entrevista-com-o-senador-Angelo-Coronel-PSD.jpg.pagespeed.ic._wzYTOtSjB.jpg
Âncora da Globo
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/presidente-da-cpi-das-fake-news-nega.html
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/presidente-da-cpi-das-fake-news-nega.html
true
3455109510968606027
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy