Croácia não assinará o Pacto de Migração da ONU e se une aos EUA, Hungria, Áustria e Bra

A presidente croata, Kolinda Grabar-Kitarovic, não assinará o Pacto Global para Migrações (GCM) da ONU, informou o jornal croata Direktno.

De acordo com o Direktno, o jornalista croata Velimir Bujanec, publicou a decisão da presidente em uma postagem no Facebook. Velimir questionou a posição de Kolinda Grabar-Kitarovic no GCM (Global Compact for Migration), depois que muitas pessoas se mostraram interessadas em saber sua posição.

Na resposta que o conselho editorial do Direktno recebeu, a presidente Grabar-Kitarovic afirmou literalmente: “Tenha certeza de que não assinarei o Acordo de Marraquexe”.

A resposta da presidente croata foi encaminhada por sua porta-voz, Ivana Crnić, e entre outras coisas, ela afirmou: “Sua preocupação com a migração ilegal e o Acordo de Marraquexe é absolutamente compreensível, no entanto, neste caso, não se trata de aceitar migrantes ilegais, o Gabinete da Presidente está de qualquer forma envolvido nas negociações da Declaração e você pode consultar o Ministério de Relações Exteriores e Assuntos Europeus, que é o titular de todas as atividades, para detalhes”.

Pacto de migração
Em dezembro de 2018, líderes de todo o mundo se reuniram em Marraquexe, no Marrocos, para adotar formalmente um amplo acordo global que visava tornar as migrações “mais seguras e dignas para todos”.

O texto do acordo, formalmente conhecido como Pacto Global para Migração Segura, Ordenada e Regular, foi aprovado pelos Estados-membros com o apoio da Assembleia Geral da ONU, em julho passado.

O acordo da ONU, observa: “Refugiados e migrantes têm direito aos mesmos direitos humanos universais e liberdades fundamentais, que devem ser respeitados, protegidos e cumpridos em todos os momentos”. Em outras palavras, os migrantes passam a ser considerados cidadãos de um novo mundo, no qual todos os países devem ajudar qualquer pessoa que tenha escolhido viajar e residir por qualquer motivo. Consequentemente, as fronteiras passam a ser teoria, e na prática, desaparecem.

Os estados signatários comprometem-se a: “… eliminar todas as formas de discriminação, condenar e combater expressões, atos e manifestações de racismo, discriminação racial, violência, xenofobia e intolerância correlata contra todos os migrantes em conformidade com o direito internacional dos direitos humanos”. No entanto, o acordo não define o que constitui “racismo” e “xenofobia” e “intolerância relacionada”, deixando uma grande lacuna para interpretações tendenciosas ideológicas.


Decisão de Países
A Croácia se junta a um número crescente de países que decidiram não assinar o pacto de migração da ONU. Antes, os Estados Unidos, a Hungria, a Áustria e o Brasil também se recusaram a assinar.

A Austrália, o Chile, a Eslováquia, a Letônia, a República Dominicana, a Polônia e a República Tcheca também se opõem ao acordo.

Brasil
Logo em janeiro deste ano, o Governo Bolsonaro também confirmou a saída do Brasil do pacto de migração da ONU. Através de um telegrama emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, foi pedido a diplomatas brasileiros que comunicassem à ONU a saída do país.

Na época, o próprio presidente Bolsonaro confirmou a revogação da adesão do país ao documento, por meio do Twitter: “O Brasil é soberano para decidir se aceita ou não migrantes. Não ao pacto migratório”.

O presidente justificou a decisão afirmando que os migrantes que entrarem no Brasil, deverão se enquadrar aos costumes do país.

“Quem porventura vier para cá, deverá estar sujeito às nossas leis, regras e costumes, bem como deverá cantar nosso hino e respeitar nossa cultura. Não é qualquer um que entra em nossa casa, nem será qualquer um que entrará no Brasil via pacto adotado por terceiros”, disse Bolsonaro.
Conexão Politica

COMMENTS

Nome

ALBA,29,Bahia,423,BOLSOPNARO,17,Brasil,541,Brasília,10,Camaçari,2,cidade,1,Cláudia Wild,4,Colunista,3,Colunista Jovem,6,Condeúba,5,Crime Organizado,2,D'jane Silva,6,Denúncia,35,des,1,Destaque,895,Economia,38,Educacao,13,Elizeu Rosa,32,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,12,Ilhéus,21,intretenimento,8,Itabuna,25,Jequié,76,Lauri de Freitas,1,Lauro de Freitas,5,Libertacao,1,Mundo,88,Noticias,1161,nundi=o,1,op,1,Otto Filho,1,Partido,1,Politica,575,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,411,Saúde,16,Segurança Pública,12,Teixeira de Freitas,23,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora da Globo: Croácia não assinará o Pacto de Migração da ONU e se une aos EUA, Hungria, Áustria e Bra
Croácia não assinará o Pacto de Migração da ONU e se une aos EUA, Hungria, Áustria e Bra
https://conexaopolitica.com.br/wp-content/uploads/2019/09/kolinda.jpg
Âncora da Globo
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/croacia-nao-assinara-o-pacto-de.html
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/croacia-nao-assinara-o-pacto-de.html
true
3455109510968606027
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy