10 CRÍTICAS ÀS ASSEMBLEIAS DE DEUS


Por Francielio de Freitas Silva e  Everton Edvaldo


Muitos assembleianos se orgulham por pertencerem a maior denominação evangélica do Brasil e pelo fato da assembleia de Deus ser a denominação que mais investe em evangelização. Embora não me orgulhe dessas coisas, reconheço essas proezas e outros méritos na denominação evangélica a que pertenço. Porém proponho aqui algumas críticas às ADs na esperança de que haja um despertamento maior para corrigir deficiências consideradas gravíssimas em seu seio. Vamos lá:

1. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a que mais perde ou abre precedentes para que seus membros migrem para outros ministérios ou fundem igrejas (o autoritarismo e a falta de assistência da parte das lideranças é a causa principal dessa evasão de membros).

2. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a que menos discípula em profundidade seus congregados (o nível de ignorância sobre pontos básicos da fé cristã e essenciais das escrituras da maioria dos crentes assembleianos é alarmante!).

Obs: consulte os assembleianos sobre pontos simples da Bíblia, da igreja, do cristianismo, da reforma protestante ou acerca da própria história do pentecostalismo a que pertencem e veja a confirmação do que tô afirmando; considere ainda a facilidade dos assembleianos em aceitarem acriticamente hinos, literaturas e pregações de baixo teor bíblico e doutrinário e terá mais uma confirmação.

3. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a que mais produz pregação alegórica, triunfalista, pragmática e descontextualizada tanto em relação ao texto bíblico quanto as principais questões do mundo contemporâneo.

4. A AD é a denominação que mais cresce mas é a que menos se importa em incentivar os crentes ao estudo bíblico-teológico.

5. A AD é a denominação que mais cresce mas é que tem os obreiros mais despreparados em áreas indispensáveis para o bom desempenho do obreiro tais como: homilética, hermenêutica, ética ministerial, doutrina e liderança em geral. Não há, a rigor, muitas exigências para ser obreiro e ministro nas ADs e nem cobranças para que seus obreiros mais antigos se reciclem.

6. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a que mais promove cultos excessivamente emotivos e sensacionalistas e a que menos promove culto inteligente, reflexivo e racional.

7. A AD é a denominação que mais cresce mas é a que menos promove o ministério apologético, isto é, treinamento para defesa da fé cristã: maioria dos jovens assembleianos quando ingressam na faculdade ou universidade, são facilmente cooptados por ideologias políticas anticristãos e por falsas filosofias, se tornando assim frios, céticos ou críticos da própria fé que professa (isso quando não se desviam da fé).

8. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a que mais promove o legalismo (faz dos usos e costumes critérios para salvação e para medir o grau de espiritualidade e de moralidade dos crentes).

9. A AD é a denominação que mais cresce mas é também a igreja que menos promove diálogo entre seus membros e a cultura (ainda há uma grande resistência para com a relação fé-razão; fé-politica; fé-arte; fé-cultura no meio assembléiano).

10. A AD é a denominação que mais promove eventos de grande porte mas é, infelizmente, a que menos promove conferências, simpósios, seminários, palestras e eventos de maior solidez e envergadura teológica.

Texto: Francielio de Freitas Silva

Notas de Everton Edvaldo:

1- Imagem meramente ilustrativa.

2- Esse texto é uma crítica construtiva. 

3- Sou assembleano e amo minha igreja, por isso desejo que ela melhore em muitos aspectos. 

4- Se a Assembleia de Deus que você faz parte, não tem nenhuma dessas características, esse texto não é para ela.


Via @esquinadateoligia

COMMENTS

Nome

ALBA,29,Bahia,423,BOLSOPNARO,17,Brasil,541,Brasília,10,Camaçari,2,cidade,1,Cláudia Wild,4,Colunista,3,Colunista Jovem,6,Condeúba,5,Crime Organizado,2,D'jane Silva,6,Denúncia,35,des,1,Destaque,895,Economia,38,Educacao,13,Elizeu Rosa,32,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,12,Ilhéus,21,intretenimento,8,Itabuna,25,Jequié,76,Lauri de Freitas,1,Lauro de Freitas,5,Libertacao,1,Mundo,88,Noticias,1161,nundi=o,1,op,1,Otto Filho,1,Partido,1,Politica,575,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,411,Saúde,16,Segurança Pública,12,Teixeira de Freitas,23,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora da Globo: 10 CRÍTICAS ÀS ASSEMBLEIAS DE DEUS
10 CRÍTICAS ÀS ASSEMBLEIAS DE DEUS
https://imagens4.ne10.uol.com.br/blogsjconline/jcnegocios/2015/10/assembleia.jpg
Âncora da Globo
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/10-criticas-as-assembleias-de-deus.html
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/09/10-criticas-as-assembleias-de-deus.html
true
3455109510968606027
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy