O futuro das associações de ex-combatentes no Brasil

Foto: Associação dos Veteranos da FEB (Regional de Fortaleza – CE)

Do caos que emerge de uma guerra, seus  participantes, estreitam os laços de amizade  e companheirismo  no momento delicado em que a sobrevivência está á prova e a vida se constitui em uma tênue  esperança  no incerto caminho da campanha.
No retorno da guerra, combatentes de quase todas as guerras, sentem a dificuldade de adaptar-se ao novo meio. A família é o elo afetivo, mas faltam-lhes os companheiros. O século XX veio trazendo a novidade da criação de muitas associações de combatentes em quase todos os locais onde a guerra aconteceu.
A Força Expedicionária Brasileira, que atuou nos campos da Itália durante a 2ª Guerra Mundial, teve a maior recepção que se viu na história deste país. “O Povo aos seus soldados!” diziam os jornais, muitas foram as  homenagens e as cidades ergueram seus monumentos,  prevendo  assim, uma FEB imorredoura.
Passada a euforia da recepção, perceberam os ex- combatentes que despontava uma nova guerra, a luta pelo não esquecimento. Os primeiros núcleos associativos tinham o objetivo de retomar os laços de amizade, reforçar o espírito de camaradagem  que havia iniciado na Itália. Em 1945 era  criada a Associação dos Ex- combatentes do Brasil, em  1947 no Paraná  foi fundada a Legião Paranaense do Expedicionário. Em 1963 no Rio de  Janeiro surgiu  o Clube de Veteranos que a partir de 1969 denominou-se Associação Nacional dos Veteranos da FEB (ANVFEB).
A grande cisão  destas associações provocada por questões ideológicas e de mando, proporcionaria a fragmentação das mesmas, incidindo depois nos destinos da FEB. Os rígidos estatutos não permitiram um entrosamento maior com a sociedade civil, permanecendo nos seus quadros apenas os que estavam envolvidos diretamente com a guerra. Neste aspecto não houve renovação.
Soma-se a estas questões a ausência de uma memória em relação a uma guerra que não aconteceu no Brasil, portanto, uma memória sem lastro ao contrário das noções que sofreram a guerra em seus territórios.
Hoje  é precária a situação de tais associações,  muitas já fecharam suas portas por falta de associados, outras entregaram seus acervos ao Exército ou a clubes de Militares da Reserva. O tempo tem sido inexorável para os combatentes, dos 25 mil expedicionários que estiveram na Itália muito poucos estão entre nós e não conseguem vislumbrar uma continuidade de suas associações..
Diante deste quadro, a ANVFEB, como todos os anos tem feito, desde de 1972, reuniu-se no XXII encontro de veteranos na cidade de Jaraguá do Sul entre os dias 12 a 15 de novembro p/p, quando a pauta principal da reunião dizia respeito ao  futuro da Associação. O assunto foi debatido entre os convidados e especialistas da FEB, presididos pela professora e historiadora Carmen Lúcia Rigoni.
Foi demonstrado ao público presente o que acontece em outras partes do mundo em relação às associações de veteranos de guerra. Destacou-se por exemplo o Veterans Day e a famosa parada que acontece todos os anos em Nova York. Lá estão os bombeiros, a policia e clubes diversos, no esforço de uma grande união..
No Brasil , fizemos um caminho inverso. A insistência em  permanecer sozinhos, criou o separatismo, e hoje a situação é muito clara: Associações fragilizadas, sem um corpo de sócios efetivos. Assim,  como obter verbas para uma Associação, cujo corpo social diminui a cada hora?
Das várias possibilidades de continuidade da existência da ANVFEB, seria transforma-la em Associação Nacional de Veteranos, quando da junção de outros veteranos, como as Missões de Paz  de Suez, do Haiti,  São Domingos, Angola, Timor Leste dentre outras, seria uma solução. Teríamos um grupamento de jovens entre 20 e 30 anos a darem continuidade das suas representatividades em nome da paz
Da discussão ocorrida no XXII Encontro de Veteranos da FEB, resultou a Carta de Jaraguá, documento síntese, firmada por todos veteranos presentes e representantes de outras seções  do Brasil na madura proposta de unir todos os veteranos brasileiros. Esperamos com confiança, que a proposta de união destes veteranos não fique somente na intenção, mas que possamos conseguir apoio de outros segmentos voltados para os mesmos propósitos de dar continuidade á Memória e da História dos Veteranos Brasileiros.
Carmen Lúcia Rigoni
Historiadora.
Representante da Associação Nacional dos Veteranos da FEB em Curitiba.

74 Anos da Tomada de Monte Castello comemorados na Casa da FEB


Soldados brasileiros na tomada de Monte Castelo
Apenas 2 dos mais de 25 mil homens e 70 enfermeiras que estiveram na Itália puderam se fazer presentes, o Presidente de Honra do Conselho Deliberativo, Ten Dr Israel Rosenthal, 98 anos, e o Ten Méd Dr Carlos Bessa, bem como o Veterano da Marinha do Brasil Melchisedec Afonso de Carvalho. Tivemos também a honra da presença do Veterano PL Ignacy Felczak Presidente da Diretoria Nacional da SPK.
Inúmeros sócios, diretores, conselheiros, amigos da Casa da FEB, professores e estudantes de Historia, reencenadores, lotaram totalmente o auditório,o Cmt do Centro de Recompletamento de Pessoal da FEB, e muitos outros convidados que nos deram o privilegio da sua presença.
Após o toque de presença de ex-combatente e o Hino Nacional Brasileiro, o Presidente Dr Breno Amorim apresentou os veteranos presentes, que recordaram os eventos de que participaram na 2ª. GM.a ANVFEB pelo ensejo de homenagear os 74 anos da conquista de Monte Castelo, heróico feito de nossas tropas no combate ao fascismo.
Foi também apresentada a novel ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU CASA DA FEB. A sua finalidade é arrecadar recursos para a ANVFEB que pelo seu estatuto não consegue receber verbas federais, estaduais e municipais. Além desta possibilidade a ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO MUSEU CASA DA FEB (a partir de agora denominada AMAFEB) pode também receber doações de pessoas físicas e jurídicas abatendo do imposto de renda. Os dois primeiros anos foram para registrar a AMAFEB e para conseguir seu CNPJ. A AMAFEB também servirá de apoio às nossas regionais no tocante ao recebimento de verbas e doações.

Encontre os Veteranos da FEB da 6a Região Militar

Bahia

ANVFEB – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS VETERANOS DA FORÇA EXPEDICIONÁRIA BRASILEIRA SEÇÃO REGIONAL – BAHIA
Vila dos Ex- Combatentes
Quadra “A” – Lote 08
Itapuã – Salvador – BA.
CEP: 41635-150
Telefone: (71) 249-9633
Presidente Fundador: Vet. Raul Carlos dos Santos / Presidente atual Cel. Luis Celso de Oliveira

COMMENTS

Nome

ALBA,29,Bahia,423,BOLSOPNARO,17,Brasil,541,Brasília,10,Camaçari,2,cidade,1,Cláudia Wild,4,Colunista,3,Colunista Jovem,6,Condeúba,5,Crime Organizado,2,D'jane Silva,6,Denúncia,35,des,1,Destaque,895,Economia,38,Educacao,13,Elizeu Rosa,32,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Feira de Santana,30,Governador Mangabeira,12,Ilhéus,21,intretenimento,8,Itabuna,25,Jequié,76,Lauri de Freitas,1,Lauro de Freitas,5,Libertacao,1,Mundo,88,Noticias,1161,nundi=o,1,op,1,Otto Filho,1,Partido,1,Politica,575,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,Salvador,411,Saúde,16,Segurança Pública,12,Teixeira de Freitas,23,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora da Globo: O futuro das associações de ex-combatentes no Brasil
O futuro das associações de ex-combatentes no Brasil
https://4.bp.blogspot.com/-jQj7914VSIA/XHi7QM1bBqI/AAAAAAAAAME/Y9xOrAekRisYC-fQ7GcybMCKCVqMlUNuwCLcBGAs/s400/feb_ce.jpg
https://4.bp.blogspot.com/-jQj7914VSIA/XHi7QM1bBqI/AAAAAAAAAME/Y9xOrAekRisYC-fQ7GcybMCKCVqMlUNuwCLcBGAs/s72-c/feb_ce.jpg
Âncora da Globo
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/02/o-futuro-das-associacoes-de-ex.html
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/2019/02/o-futuro-das-associacoes-de-ex.html
true
3455109510968606027
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy