Presidente do Democratas na Bahia, deputado federal defendeu decisão do STF de não conceder habeas corpus ao ex-presidente: “Foi julgamento técnico”.
![]() |
Foto: Ananda Borges Pimentel/ Câmara dos Deputados |
Presidente do Democratas na Bahia, o deputado federal José Carlos Aleluia defendeu, na manhã desta quinta-feira (5), a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de não conceder o habeas corpus ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e disse que o Partido dos Trabalhadores cometerá um “grande equívoco” se politizar a prisão do petista.
“A minha avaliação é que foi julgamento técnico que mostrou que o Supremo brasileiro é transparente. O mais transparente do mundo. No campo jurídico, mostrou que o tribunal está divido sobre a tese da prisão em segunda instância. No campo do político, a repercussão maior já tinha ocorrido na condenação na segunda instância quando ele se tornou tecnicamente inelegível”, afirmou o democrata, em entrevista ao bahia.ba.
Aleluia criticou a hipótese de o PT politizar a prisão do ex-presidente. “É um equivoco muito grande. Isso não é um assunto político. Os ministros, que votaram contra Lula, foram nomeados pelo PT. O relator [Edson Fachin] tinha uma visão marxista. Então, não tem nada a ver com ideologia dos integrantes da Corte. Não houve nada de política. Nenhum partido se meteu. Foi mais um julgamento técnico que mostrou a independência do Supremo”, ressaltou.
Fonte:Bahia.ba
from Ebahia News https://ift.tt/2GUEqdT
COMMENTS