‘Invasão’ de turistas no período pré-Carnaval anima comerciantes do Centro Histórico

Eles chegam de todos os cantos, lotam bares, restaurantes, lojas e até mesmo estandes do mercado informal. São grupos de portugueses, mexicanos, franceses, alemães, coreanos e argentinos. O Nordeste brasileiro também é representado pelos milhares de turistas que visitam diariamente o Centro Histórico de Salvador, vindos de capitais como Fortaleza, Recife e João Pessoa.

"Geralmente, eles buscam uma comidinha mais leve, de fácil digestão, mas nunca abrem mão de uma bebida gelada para espantar o calor. E estão chegando em grande quantidade neste verão, mesmo antes do Carnaval", celebra a comerciante Rosana Silva, proprietária de um restaurante por quilo na Praça da Sé, que trabalha com grande variedade de pratos a um preço médio de R$ 3 a cada 100 gramas de alimento.

Retornando à capital baiana depois de 10 anos, a paraibana Rebeca Braz conta o que mais a surpreendeu no contato com a cidade após tanto tempo. "Percebe-se de cara que alguma coisa mudou. O trânsito está melhor, mais dinâmico e ordenado. A cidade está bem bonita, os serviços melhoraram,", diz, enquanto tinha - ao lado da irmã Rafaela e da filha Lídia - os cabelos trançados por dona Josefa Santos, 62 anos e 40 apenas realizando a atividade no Pelourinho.

Números - De acordo com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), a média anual de turistas que visitam a capital baiana é próxima a 8,5 milhões de pessoas, sendo que o pico ocorreu em 2014, muito em virtude da realização da Copa do Mundo de futebol, que teve Salvador como uma das cidades-sede. A meta, segundo o secretário Cláudio Tinoco, é manter a média de 800 mil novos turistas até 2020 - conforme previsto no planejamento estratégico do município.

A taxa média de ocupação hoteleira, em 2017, também apontou crescimento, batendo os 58,1%. Nos anos anteriores, chegou a 53,1%, em 2016; 54,7%, em 2015; 58,2%, em 2014; e 57,8%, em 2013. Para o verão deste ano, A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) estima que 2,5 milhões de turistas venham à capital baiana, apresentando uma movimentação econômica turística de cerca de R$ 3,9 bilhões.

Animada com o movimento intenso de visitantes no Pelourinho, dona Josefa lamenta apenas o fato de não dar conta da demanda que tem aparecido em seu estande de tranças neste período. "Melhorou muito o movimento no verão, em relação ao ano passado. Estou ocupada o dia inteiro, e isso é muito bom", comemora.

Fila na porta - Considerado o novo "Queridinho do Pelô", o restaurante Cuco Bistrô traz uma proposta simples que tem agradado a soteropolitanos e turistas, com um cardápio que revisita a cozinha baiana trazendo elementos da culinária internacional. O Prato mais pedido da casa, segundo o proprietário José Iglesias, é a moqueca de camarão feita com ingredientes 100% naturais, como dendê batido diretamente no pilão de madeira e leite de coco extraído da mesma forma. Atualmente, a comida do chef João Silva e toda a atmosfera rústica do lugar faz do Cuco o segundo restaurante soteropolitano mais comentado por visitantes do site TripAdvisor, que avaliam estabelecimentos de cidades turísticas em todo o planeta.

"O movimento neste verão melhorou bastante, sendo que muito deste impulso se deve às ações da Prefeitura, como o Projeto Pelourinho Dia&Noite. É um trabalho que tem agradado não só a mim como a todos os comerciantes da área de gastronomia. Claro que sempre há espaço para ações pontuais em infraestrutura, estacionamentos e fiscalização do mercado informal mas, em linhas gerais, o trabalho tem sido eficaz", diz Iglesias, que nasceu na Espanha, mas foi criado no bairro da Liberdade.

COMMENTS

Nome

ALBA,36,Aliança Pelo Brasil,3,Bahia,455,BANDIDOS,1,BOLSONARO,22,BOLSOPNARO,30,Brasil,593,Brasília,10,Camaçari,2,cidade,1,Cláudia Wild,4,Colunista,3,Colunista Jovem,6,Condeúba,5,Corrupção,2,Crime Organizado,6,CRIMINOSOS DA POLITICA,1,Cristão,1,Cultura,3,D'jane Silva,6,Débora Santana,1,Denúncia,35,des,1,Destaque,902,Economia,41,Educacao,14,eleições 2020,1,Elizeu Rosa,33,Entretenimento,58,Esporte,19,Eunápolis,19,Evangélicos,1,Fé,2,Feira de Santana,30,FIES,1,General Mourão,2,Gospel,1,Governador Mangabeira,12,Ilhéus,21,Internacional,6,intretenimento,8,Israel,1,Itabuna,25,Jequié,77,Justiça,2,Lauri de Freitas,1,Lauro de Freitas,5,Libertacao,1,MARGINAIS,1,Ministra Damares,1,MPF,1,Mundo,95,Noticias,1161,nundi=o,1,op,1,Otto Filho,1,Partido,2,PASTORA,1,PGR,2,poli,1,polícia,1,Polícia & Poder,1,Politica,585,Política&Poder,4,Porto Seguro,15,Presidente Tancredo Neves,5,PSD,1,PSOL DE TRAFICANTES,1,Salvador,422,Saúde,18,Segurança Pública,13,STF,1,Teixeira de Freitas,23,Vitória da Conquista,33,
ltr
item
Âncora da Globo: ‘Invasão’ de turistas no período pré-Carnaval anima comerciantes do Centro Histórico
‘Invasão’ de turistas no período pré-Carnaval anima comerciantes do Centro Histórico
http://www.comunicacao.salvador.ba.gov.br/images/05062016saulo/PR-CARNAVAL18.jpg
Âncora da Globo
http://www.ancoradaglobo.com.br/2018/01/invasao-de-turistas-no-periodo-pre_21.html
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/
http://www.ancoradaglobo.com.br/2018/01/invasao-de-turistas-no-periodo-pre_21.html
true
3455109510968606027
UTF-8
Todas as publicações Não foi encontrada nenhuma postagem VER TUDO Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS View All RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO PESQUISA TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência de pós com seu pedido Voltar Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy